10.1.08

Última hora: Beijing, localização do novo aeroporto!

Desde miúdos que sempre gozámos com os chineses por terem os olhos em bico, serem amarelos e pobres almas são sempre os vilões. Com o amadurecimento lá vamos arranjando outros estereótipos, enfim...para o bem e para o mal eles estão na boca do mundo. Desta forma os nossos governantes bem podiam por os olhos neste povo e na sua economia que com todos os seus paradigmas cresce ferozmente. É certo que o seu crescimento pode ser muito contestado mas em alguns aspectos vale a pena aprender com eles! Mas cuidado que o nosso governante não se entusiasme, pinóquio com olhos em bico nunca fez parte do imaginário do futuro desta nação.

A China vai apresentar ao mundo uma das principais obras para as Olimpíadas 2008: o novo aeroporto de Pequim, da autoria de Norman Foster. O maior e mais seguro terminal aeroportuário do mundo terá capacidade para receber 43 milhões de passageiros, obviamente que esta capacidade poderá duplicar, aliás faz parte daquilo que se caracteriza por desenvolvimento de projectos com visão estratégica. Mas o mais surpreendente é o tempo que levou a construir 4 anos, repito, 4 anos.

Só contando com o tempo de decisão, reflexão e todas as tretas que quisermos chamar o actual governo demorou metade do tempo (acreditando que o recente anúncio é para ser levado a sério), friso sem contabilizando com os mais de 30 anos do jogo do empata entre o FCRosa e o FCLaranja.

Mas o que me assusta é o tempo que se espera que demorará a construir aproximadamente 8/9 anos , e se tivermos em conta o túnel do Metro da Praça do Comércio, a A2, as obras do Rossio ou tantas outras obras que se têm feito por aí talvez daqui a uns 20 anos virá nas capas dos jornais com pompa e circunstância o mais pequeno aeroporto de uma capital acaba de ser construído.


Enfim será que é preciso tanto tempo para construir algo, bem mais pequeno e que outros fazem em metade do tempo, ou não será mais um aproveitamento para se irem fazendo alterações ao projecto, com a justificação que o fluxo aéreo inesperadamente começou a crescer a taxas que ninguém podia prever e para isso em vez de 6 biliões a factura duplique... Mas isso também não será problema pois como sempre cá estaremos para pagar, por mais que os cães ladrem (ou não ladrem) a caravana não deixará de passar.

2 comentários:

Unknown disse...

Ao fim de oito anos ainda me consegues surpreender, gosto muito muito daquilo que tu escreves, mesmo tens veia de jornalista mas não sabes, e és criativo, e tens charme, e és muito muito inteligente...o homem perfeitooo:* tenhoo muitoo orgulho em tii muitooo

Luna disse...

hehehe... so orgulho! bjinhso aos 2*
ps - tb gosto de ler o k escreves e da maneira como o escrever, com a carga necessaria para nos dar-mos cconta da importancia da questao! =)