11.1.08

Lá fora és o maior, cá dentro...!

Os portugueses que emigram ou trazem fortuna, são considerados trabalhadores exemplares, tornam-se cientistas de renome, são os melhores futebolistas do mundo.....temos um vencedor de um prémio Nobel que prefere viver longe do seu país Natal e antigos primeiros ministros que decidem abraçar carreiras de sucesso indo lá para fora. E o nosso actual governante torna-se numa referência como líder no contexto europeu. Estranho principalmente em relação a estes últimos cá dentro nunca foram os maiores, bem pelo contrário e em relação aos primeiros certamente seriam mais uns entre tantos outros.

Mas afinal que mal o nosso país sofre, será que está enfeitiçado... e não é capaz de premiar os melhores, e tornar a sua população activa em trabalhadores exemplares (inclui-se políticos e primeiros-ministros), futebolistas em Péles, ou cientistas em Einsteins. Não na verdade todos sabemos as razões mas todos nós que por cá andamos mais vale vivermos felizes e pensar afinal este país tem tudo o que os outros lá de fora apreciam; bom tempo, boa comida, muitas praias, mulheres e homens bonitos afinal é preciso pedir mais?

5 comentários:

MaRuKo disse...

Olá! Quem diria que passados tantos anos após a ESPAV viria a saber de ti através do teu blog...
Acho muito bem que estejas atento ao que se vai passando na nossa "casinha" à beira mar plantado, dês a tua opinião e partilhes com outros de forma a que a preocupação e a vontade de mudar se espalhe. Vou tentar mandar "bitaites" sempre que tenha tempo e tenha algo de positivo a contribuir.
Para este caso, devo dizer que sou um dos que saiu do país em busca de melhores condições de vida. E na minha área as condições são bem melhores cá fora. Porque é que isso acontece? Uma das razões que aponto desde já é a mentalidade já que, por exemplo, aqui há muito mais compreensão e interesse por parte dos professores, de modo que estou mais motivado cá. Outro ponto em que a mentalidade influencia é que estão muitas portas abertas a qualquer pessoa que as queira transpor, pelo que posso por exemplo entrar num laboratório e andar a deambular sem ninguém me perguntar nada e o que é facto é que ninguém tem vontade de danificar ou roubar o que quer que seja porque sabe que há outros que também querem ter a oportunidade de ver.
Bem, fico-me por aqui para manter aceitável o tamanho do comentário... grande abraço.

AFS disse...

Olá, Maruco! é verdade já lá vai um tempo.
As razões são muitas, mas à vezes acho que não é apenas um problema exógeno mas sim uma postura que acabamos por adoptar, somos por natureza comodistas e muitas vezes é preciso catalisadores externos para nos fazer "andar"
Também tive lá fora a fazer erasmus e fiquei com a mesma ideia que tu transmitiste, e mais ainda um verdadeiro espírito empreendedor no seu sentido lato dos alunos e professores. Em regra são mais revolucionários, mais reivindicativos, mais dinâmicos, mais inovadores. Estar rodeado de um ambiente assim acaba por contagiar todos aqueles que tem potencial! Enfim é tudo uma questão de cultural, respeito e sentido de ajuda para com o outro.
E claro que isto devia partir principalmente daqueles que mais poder ou influencia têm, que em último acabamos por ser nós próprios... Como JFKennedy disse "Do not ask what your country can do for you, ask what you can do for your country"

PS: Noutro dia tava a ver o blog "Gluglu" e achei engraçado ver lá umas fotos tuas!Tens que me enviar o teu mail do msn.

Grande abraço

MaRuKo disse...

Pois... a Inês claro está! Foi através dela que soube de ti e do teu blog...
Olha, pa n ficar aqui registado, vai a http://marioruissn.googlepages.com/index.htm e clica no icon do e-mail e daí dás-me o teu contacto do MSN.
Forte abraço

Luna disse...

eu bem senti as minhas orelhas kentes hoje!!!! hehe

AFS disse...

Mas Inês tens a prova como não estavamos a falar mal de ti!