31.1.08

A pena de morte existe...em Portugal

A conversa é sempre a mesma, tudo se faz para diminuir as tristes listas de espera dos milhares de portugueses que necessitam de ser operados e que não têm recursos para recorrerem aos hospitais privados. Mas a conversa já enjoa tudo se mantém, mas se o problema deve-se à falta de recursos humanos, instalações ou de meios financeiros, há sempre uma solução mais barata que recorrer aos hospitais privados portugueses, mas se calhar pouco conveniente aos lobis...

O turismo hospitalar tem crescido, destacando-se em países como a Tailândia, Indonésia e Índia, que além de oferecerem o tratamento médico bastante menos dispendioso do que o que se pode obter nas clínicas privadas portuguesas, apostam na qualidade de vida do paciente durante e no pós tratamento.

Esses tratamentos médicos são feitos em hospitais que são verdadeiros hotéis, muitas vezes combinados com programas de lazer, além de contarem com uma equipa médica dedicada ao paciente, que normalmente é tratado de forma quase exclusiva, o paciente passa a ser ‘cuidado’ ao invés de ‘tratado’ e o equilíbrio emocional é tido como elemento indispensável. É certo que a presença de pelo menos um familiar, sempre que possível, é um factor importante durante todo o processo de cura, mas isso também não é um problema, só a estada durante uma semana nestes países é tão caro como uma noite numa clínica privada.

Bem sei que em muitas situações em que o período de recuperação é mais prolongado, este tipo de "remédio" não será o mais indicado, pois a distância dos familiares acaba sempre por prejudicar emocionalmente o paciente ou porque não é sustentável essa situação mas se analisarmos a quantidade de casos que estão em listas de espera não compreendem as situações mais graves...vá lá é uma questão de bom senso, coisa rara nas mentes de quem impera.

A solução não é cara, ainda mais com o crescente mercado das viagens low-cost é um forte contributo para que o governo comece a analisar esta solução, acabando com as eternas listas de espera que eleição após eleição serve sempre de bandeira para o Sr. que se segue.

Lá fora principalmente nos EUA e em alguns países europeus as seguradoras recorrem a esta solução para diminuir a despesa, e estou certo que cá podia resolver e acima de tudo fazer com deixem de sofrer todos os portugueses que anos após anos vêm as suas operações adiadas, perdendo a esperança, e sendo sentenciados pelo próprio SNS a uma dissimulada e emocionalmente destrutiva pena de morte...

2 comentários:

MaRuKo disse...

Hmmm... não tinha visto por esse prisma uma possível solução para o problema das listas de espera em Portugal embora já tenha ouvido falar vagamente desses "hotéis hospitais". Mas viagens daqui até à India, por exemplo, mesmo em low cost não é bastante caro?
De qualquer forma, já que em Portugal se gosta tanto de gastar rios de dinheiro em comissões para investigar tudo e mais alguma coisa, porque não estudam e equacionam essas possibilidades? provavelmente já o fizeram, e como tu dizes, o lobi fez o assunto cair no esquecimento. Quem sabe?
Abraço

AFS disse...

O lóbi é mesmo muito forte sem dúvida que a não resolução deste problema se deve à falta de vontade de quem tem o poder, pode ser que Sócrates que já fez de sua bandeira a luta contra o lóbi das farmácias, que no próximo mandato (que certamente com a oposição que temos não lhe irá escapar), que faça bandeira na luta contra o lóbi da medicina privada... ok acordei, mas já não deu para apagar! lol
Abr