29.10.07

"Sabonete" o segredo do sucesso

O seguinte título "O sabonete português preferido pelas estrelas de Hollywood" de um artigo publicado num reconhecido jornal, suscitou de imediato a minha atenção. Primeiro porque é cada vez mais frequente ouvir falar do sucesso de empresas portuguesas no estrangeiro, mas acima de tudo pela preferência das tão glamourosas estrelas de Hollywood pelos nossos sabonetes... E isso sim é feito, pois nem a Correia do Norte, o Afeganistão ou a Colômbia conseguiram penetrar com tamanho vigor neste mercado super exigente e elitista. Estamos no caminho certo, e se por uma vez considerarmos um argumento de um Economista, neste caso David Ricardo, que defendeu que cada nação deve produzir exclusivamente os bens para os quais apresenta uma vantagem competitiva, então talvez na produção de haxixe é que Portugal terá que apostar. Esqueçamos Porter e o seu relatório, com a produção de vinho, madeira, cortiça ou mesmo turismo, não vamos lá.

Enfim depois de ler o primeiro parágrafo, o desalento absorveu o meu entusiasmo inicial, afinal os sabonetes são apenas para uso na nossa higiene diária. E lá estamos nós a ter sucesso fora de portas com produtos para a casa-de-banho e afins. O caso Renova com os famosos rolos de papel higiénico pretos, agora os sabonetes da marca "Claus Porto", enfim o que se seguirá.... talvez um piaçaba eléctrico, ou melhor, já que esta na moda, uma pequena central (incorporada na sanita) para geração de bioenergia ! É certo que com esta última teríamos novamente sucesso junto das estrelas de Hollywood, pois esta revelam uma "sui generis" preferência por tudo o que é amigo do ambiente...

Este exemplo entre outros são reveladores que as empresas portuguesas conseguem (se o quiserem) alcançar notoriedade no estrangeiro, basta para isso ter criatividade, ousadia e apetência pelo risco. O sucesso não é exclusivo da inovação tecnológica, da aposta nos negócios da moda, do recurso a fundos públicos, o sucesso faz-se da materialização das boas ideias.

A marca "Claus Porto" é propriedade da empresa ACH. BRITO & CO. Lda, que com todo o mérito exporta os seus produtos para um número diversificado de países, sendo as suas receitas provenientes essencialmente das exportações (feito raro em Portugal). Para conhecerem um pouco melhor esta empresa e os seus sucessos vão a http://www.clausporto.com/.

Por último, muitos parabéns a todas as empresas e empresários que patrioticamente operam em Portugal, ou que de forma inteligente emigraram para construir verdadeiros impérios.

Sem comentários: