16.11.07

Porra pá os fiscó fugitivos até tem razão!

Segundo o secretário de estado dos assuntos fiscais a fraude fiscal abrange também as grandes empresas algo que deveras me surpreende...onde está a moral dos nossos notáveis CFO´s, o sentido de responsabilidade, o interesse em cumprir com as obrigações em quanto entidade privada num regime democrático, enfim tudo bull shits ou até não!

A fuga ao fisco, quer seja pela gestão fiscal, pela esperteza saloia ou por qualquer outra forma/razão/argumento são reprováveis, mas se observarmos bem é a única forma (moralmente injusta bem sei) de distribuição de riqueza com retornos significativos, em primeiro lugar, para todos aqueles que a fazem, mas também para a sociedade civil em geral. Será que as grandes empresas não investem esses quantias em projectos com potencial de crescimento e de valorização elevado, empregando pessoas, criando valor acrescentado. Ou até mesmo os portugueses singulares com a sua propensão para o consumo será que não gastarão esse dinheiro de uma forma mais democrática e distribuída. O principal argumento daqueles que praticam este desporto com mais adeptos que o futebol, baseia-se num facto com que todos nós concordamos, o péssimo uso por parte dos sucessivos governos do dinheiro proveniente dos impostos. Colocando Portugal ano após ano na cauda da Europa com tendência para consolidarmos a nossa posição no final do ranking. Daí que o maior combate à evasão fiscal por parte do governo deveria começar por si, dando o exemplo, aplicando de uma forma sensata e eficiente as receitas que obtém. Quer seja pela eficiente manutenção dos serviços públicos quer pelo investimento em projectos cujo os termos de decisão se prendam pela máximo retorno obtido, apresentem os menores custos e que sejam importantes para o desenvolvimento do nosso país e não por meras e duvidosas decisões políticas. Enfim acaba por ser na sua forma mais pura o sistema a funcionar.

2 comentários:

Luna disse...

continua a nao ser uma solucao... bem sei k os governos nao pensam na comunidade, mas nem nós! Cada um faz o k pode por si e se isso trouxer bons resultados, melhor, senao, paciencia! Nao axo k seja uma solucao ou um mal necessario... mas tambem nao acredito que o governo, assim como por magia, passe a ser moralmente correcto!
conclusao: nao sei qual a solucao!!! Mas espero que com o tempo haja uma!

AFS disse...

Claro que o "sistema" sempre existirá... e falo de solução com um certo tom irónico pois o combate à evasão fiscal tbm só acontece quando os governos precisam deseperadamente de fundos quer para cumprir com o PEC ou por outros motivos. Por isso na realidade não existe uma verdadeira motivação... enfim e verdade seja dita o que o nosso país precisa é de resolver os problemas estruturais, baixos níveis de produtividade, falta de espírito empreendedor (de iniciativa), entre tantos outros que partem essencialmente de mudanças de atitude de todos os portugueses. Tal como a evasão fiscal é e sempre será uma questão de atitude, veja-se o exemplo da Espanha.